Educação​

Apesar dos invejáveis índices da educação no Distrito Federal, em relação ao resto do País, observa-se que o governo utiliza pouco ou quase nada da sal própria estrutura em favor da educação.

Observe-se que o sistema privado de ensino prepara seus alunos para a educação formal, restringindo-se aos padrões legalmente exigidos. Da mesma forma, o sistema público de ensino busca cumprir com as mesmas exigências, contudo desperdiçando o que tem de melhor para capacitar estes jovens para a vida: sua estrutura institucional.

A rede oficial de ensino, raras vezes, exceção quando consegue dispor por meio de obcecado profissional, não coloca à disposição dos alunos o que a estrutura governamental tem à vontade em termos de prática. Os alunos, ao receberem educação ambiental raramente chegam a conhecer os sistema de limpeza urbana ou mesmo o sistema de tratamento de água e esgoto. Jamais têm contato com os profissionais que atuam na Secretaria de Meio Ambiente e assim por diante. Não se tem notícia se visitam alguma vez o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal ou mesmo o Arquivo do Distrito Federal. Além disso, não se fala que visitem a área cultural de alguma embaixada, em face do privilégio de morarem na Capital.

Desta forma, faz-se necessário uma mudança de concepção quanto à educação daqueles que cuidarão de nossa Capital no futuro, mediante programas e projetos que coloquem instrumental de conhecimentos para evoluírem como cidadãos e desenvolverem o Distrito Federal.


Educação Infantil

Há uma urgente necessidade de ampliar o número de vagas em creches, com prioridade aos filhos de mulheres que trabalham fora de casa. No mesmo passo, verifica-se que a universalização do acesso ao ensino infantil com prioridade à pré-escola deve continuar nos mesmos moldes iniciados na gestão anterior, vez que foram priorizadas as regiões mais carentes.
Bolsa Escola para o Ensino Médio

Tendo em vista que parte dos adolescentes acaba por abandonar os estudos para sustentar a família, há de se implementar o oferecimento de bolsas de estudo, de meio salário mínimo, por intermédio da inserção de tais alunos nos programas sociais ora existentes, sobretudo que o programa conta com orçamento previsto de 11 milhões por ano.
A aquisição de equipamentos de informática subsidiados aos professores, foi sem dúvida alguma, uma das iniciativas mais louváveis do governo anterior e que deve ser continuado e estendido, à área de capacitação destes docentes.


Docentes Informatizados

A aquisição de equipamentos de informática subsidiados aos professores, foi sem dúvida alguma, uma das iniciativas mais louváveis do governo anterior e que deve ser continuado e estendido, à área de capacitação destes docentes.


Renda universidade

Cumprir todas as metas de distribuição de bolsas aos vestibulandos de baixa-renda para os alunos oriundos da rede pública de ensino.


Gestão Escolar

A descentralização deve ser acompanhada de adequada fiscalização, garantindo-se, todavia, a autonomia para o pleno funcionamento dentro do perfil que cada unidade precisa, respeitadas as peculiaridades de cada região e as necessidades locais.

© 2013 | Newton Lins